Página Inicial » Defesa Civil » Governo federal reconhece situação de emergência em Condor devidos às chuvas

Governo federal reconhece situação de emergência em Condor devidos às chuvas

postado em: Defesa Civil

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu o decreto de situação de emergência em Condor através de uma portaria publicada na edição de terça-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU). O município decretou estado de emergência devido às intensas chuvas no início de maio. A decisão foi tomada com o objetivo de concentrar esforços no reestabelecimento de estradas e oferecer suporte aos agricultores que tiveram perdas nas lavouras.

Conforme laudos da Defesa Civil e Emater, ao atingir níveis críticos, os rios do município alagaram extensas áreas, o que causou erosão em áreas de plantio, inundações, alagamentos, enxurradas e prejuízos na malha rodoviária rural. Com o reconhecimento, o município fica apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações da defesa civil, como reconstrução de infraestruturas e reestabelecimento de serviços essenciais, além de possibilitar que produtores rurais afetados possam acessar o seguro de safras.

A rápida ação da defesa civil do município, demonstra a importância de uma resposta ágil e coordenada diante dos desafios naturais, ressaltando o comprometimento da administração municipal para garantir o suporte necessário e eficaz diante dos impactos climáticos.

Por, Ascom.